Só Exatas | Cursos

COMPARTILHE

Tema da redação da reaplicação do Enem 2020 é 'a falta de empatia nas relações sociais no Brasil'

25/02/2021

A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e a prova para privados de liberdade (Enem PPL) tiveram como tema de redação: "a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.

 

 

A informação foi divulgada nas redes sociais, nesta terça-feira, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Os candidatos têm até as 19h para terminar o exame.

Ao todo, são 276 mil participantes, em 1.481 municípios brasileiros. Entre eles, estão:

  • 41.864 privados de liberdade, que prestarão o Enem PPL dentro de unidades prisionais e socioeducativas;

  • 163.444 inscritos no estado do Amazonas, 969 na cidade de Espigão D'Oeste (RO) e 2.863 em Rolim de Moura (RO), onde a prova foi suspensa por causa da pandemia;

  • 66.860 candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (como Covid-19) no dia da primeira aplicação, que enfrentaram problemas logísticos (falta de luz no local de prova, por exemplo) ou que foram barrados em salas lotadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou quantos se encaixam em cada uma das situações mencionadas.

Todos farão a versão impressa do Enem — mesmo aqueles que estavam inscritos para a digital, mas que não puderam comparecer ao exame na data original.

 


 

Temas no Enem impresso e digital

 

  • Na primeira aplicação do Enem impresso, em 17 de janeiro, a redação teve como tema: 'o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

  • No Enem digital, em 31 de janeiro, os candidatos escreveram sobre “o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”.

 

 

Estrutura da prova

 

Primeiro dia

Nesta terça-feira (23), os candidatos farão a redação e responderão a 45 questões de linguagens e a 45 de ciências humanas. As provas serão aplicadas das 13h30 às 19h.

Segundo dia

Na quarta-feira (24), o Enem PPL e a reaplicação da prova terão 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. O exame ocorrerá entre 13h30 e 18h30.

 

Resultados

 

O gabarito e os cadernos de questões serão divulgados na segunda-feira (1º).

As notas individuais saem em 29 de março, junto com a dos candidatos da primeira aplicação e do Enem digital.

 

Abstenção no Enem 2020

 

As outras versões do Enem 2020 foram marcadas por altos índices de abstenção. Na prova impressa, aplicada em 17 e 24 de janeiro, mais da metade dos inscritos não compareceu.

 

No Enem digital, 96 mil estavam confirmados, mas 68% faltaram no primeiro domingo, e 71,3%, no segundo. Foi a estreia do formato informatizado.

 

As abstenções do Enem PPL e da reaplicação não foram divulgadas até a última atualização desta reportagem.

 

Fonte: G1