Só Exatas | Cursos

COMPARTILHE

Questão de matemática do Enem digital é anulada por ser exatamente igual a uma da edição de 2009

08/02/2021
Questão de matemática do Enem digital é anulada por ser exatamente igual a uma da edição de 2009

Nos dois últimos anos, houve o mesmo problema de repetição de perguntas - em ambos, elas foram canceladas. Nota dos participantes não será afetada, diz Inep.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem Digital, aplicado no domingo (07), trouxe uma questão de matemática que já foi usada em 2009, na edição para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Inep, que organiza a prova, informou que vai anular a pergunta.

 

Segundo a autarquia, o cancelamento não compromete a nota dos participantes, por causa do método de correção da prova (entenda aqui).

 

 

A questão repetida é sobre a trajetória de um robô. Veja abaixo:

 

Enem digital 2020

 

 

 

Questão do Enem digital 2020 — Foto: Reprodução/Inep



 

Enem PPL 2009

Questão do Enem PPL de 2009 — Foto: Reprodução



 

Terceiro ano com o mesmo problema

 

É a terceira vez seguida que o Enem traz perguntas repetidas de anos anteriores. Nas outras duas, na versão impressa, os itens também foram anulados no gabarito oficial.

 

No Enem 2018, o Ministério da Educação (MEC) cancelou uma questão de matemática que já havia aparecido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

No ano seguinte, o mesmo problema ocorreu: o Inep anulou uma pergunta do Enem 2019, de ciências humanas, porque ela era igual a uma da edição de 2018, na versão para candidatos com deficiência visual.

 
 
Fonte: G1